Artigo originalmente publicado em Lessons From a Sifu At Large,
Por Wallace Smedley,
Todo artista marcial já contou e recontou a bem conhecida e bem versada estória de Bodidharma. Como ele viajou para a China ao redor de 525 AC. Ele teria visitado o Emperador, que ficou chocado e maravilhado, mortificado e estupefato ao descobrir que Bodidharma não acreditava que o Emperador tinha ganhado qualquer mérito para a próxima vida por todas as suas boas ações nesta vida. Então ele mandou Bodidharma embora. Ele então fez seu caminho por perto do Templo Shaolin. Ali ele teria tentado ensinar aos monges sua visão única do Budismo. Mas achou os que os monges estavam em uma condição física terrível. Então saiu e sentou em uma caverna próxima por nove anos, saiu de sua reclusão e escreveu dois livros, O Clássico da Mudança do Músculo e Tendão, e o Clássico da Essência e Lavagem Cerebral. Ele também criou uma série de exercícios, as Dezoito Mãos de Lohan, que formaram a fundação das Artes Marciais Chinesas, e depois ainda, de todas as artes marciais no mundo.
Em quase todo livro de história das artes marciais ou online irão contar este conto. Mas, infelizmente, esta lenda é apena outra mentira. A lenda de Bodidharma não pode ser traçada antes da popular novela chinesa As Viagens de Lao Can, que foi escrita entre 1904 e 1907. Por razões desconhecidas para mim, ninguém se incomoda em questionar o mito. Na China, o mito tem sido examinado repetidamente. Tang Fan Sheng (Tang Hao) reportou em 1930 que a estória de Bodidharma poderia ser traçada até uma única fonte - o prefácio de Li Jing para o "Clássico da Essecência da Lavagem". Matsuda Takatomo escreveu A História Ilustrada das Artes Marciais Chinesas, que teve pesquisa original, assim como uma revisão do trabalho feito anteriormente por Tang Hao e Xu Jedong. Ele reportou que as cópias mais velhas disponíveis dos clássicos foram escritas em 1827. Existiram livros publicado nesta lacuna de tempo (525 A.C. - 1827 D.C.) que mencionam Shaolin, mas parece que o Templo Shaolin ganhou notoriedade pela técnica de bastão, não boxe de mãos vazias. E mesmo essa notoriedade não era altamente elogiada por todos. Existem alguns escritos contemporâneos que mantém o bastão Shaolin em baixa consideração. Então, parece que no mundo dos fatos, o Boxe Shaolin não é a origem de todas as artes marciais. Boxe Shaolin não é nem mesmo a origem do Boxe Shaolin!
Bodidharma não criou as Artes Marciais Chinesas. E mesmo sem tentar desmerecer a lenda de Bodidharma, devem olhar para as toneladas de evidências arqueológicas mostrando claramente que as artes marciais eram praticadas na China muito antes do templo Shaolin sequer ser construído. Mesmo se Bodidharma tivesse feito tudo o que dizem dele (ele não fez), significa muito menos se as Artes Marciais Chinesas já existiam anteriormente dele sequer estar lá. Devemos pensar um pouco sobre os exercícios que são ditos serem criação de Bodidharma e que supostamente evoluíram para as Artes Marciais Chinesas, e refletir sobre o quanto de evolução estamos falando. Os exercícios não são nada parecido com qualquer arte marcial. O chamado 18 Mãos de Lohan são uma série de exercícios calistênicos básicos que não guardam qualquer semelhança com artes marciais. Tudo foi pesquisado e exposto como mentira pelo artista marcial historiador Tang Hao. E o mundo parou de contar as mentiras quando Tang Hao expôs a verdade em meados de 1930? Não! Isso faria muito sentido! Ao invés disso, a comunidade de artes marciais, quase como se tivessem se encontrado e discutido a questão (eles não fizeram), ignoraram a pesquisa e a apresentação dos fatos por Tang Hao na história das Artes Marciais Chinesas. Todos optaram por perpetuar a mentira de Bodidharma. Porque queriam manter a falsa estória está além do meu conhecimento. O fato é este; as Artes Marciais Chinesas não se originaram no Templo Shaolin. Elas se originaram com os Militares de diversas cidades estado que eventualmente se tornaram as várias dinastias que vieram a ser a China.
Parte da facilidade em acreditar no mito, a parte da massiva quantidade de repetições pelas chamadas autoridades, está no desligamento que o nosso mundo moderno tem no que são chamadas "artes marciais", e a disciplina militar. Em um sentido antigo, uma arte marcial deveria ser treinamento militar. De algum maneira este desligamente rastejou para nosso senso comum, e em nossos tempos modernos, falhamos em ver isso a não ser que seja esfregado na nossa cara. Seria extremamente absurdo afirmar que a China não teria qualquer treinamento militar padrão até mais ou menos muitas décadas ou possivelmente séculos que as 18 Mãos de Lohan de Bodidharma levou para se desenvolver até o Boxe Shaolin. E na China, era comum a prática do recrutamento de civis para o serviço militar (em tempo modernos, isso seria chamado de alistamento). Pessoas tinham que saber como se proteger. E eles tinham que ter alguma habilidade, mesmo que pequena, no uso de arma, como agora; combate mão contra mão deveria ser apenas um último recurso. Todos os soldados sabem disso. As reais artes marciais nunca começaram como um esporte, não importando seu país de origem. Era algo sério, treinamento de vida ou morte para o exército.
Os mitos e as mentiras que cercam o Templo Shaolin são perpetuados por pessoas que não querem ser expulsas "do grupo" das artes marciais. Ou, talvez, é apenas muito mais fácil carregar a velha estória que todos já ouviram, do que dizer a verdade e ter que explicar para as pessoas que já acreditam na mentira. Adicione a isso o fato de que, assim como era na geração anterior na China, as pessoas pegam as figuras lendárias e tecem uma tapeçaria intrincada de mentiras para conectar seu estilo ou sistema com esta figura lendária. Eles seguem esta antiga prática para legitimizar seu estilo, ou talvez para adicionar alguma notável glória para a arte. Esta é uma prática comum ainda hoje. Quantos estilos clamam que possuem algum fundador morto a muito tempo que aprendeu o sistema enquanto trabalhava como servo na casa de alguém? Veja o seguinte:
Um excerto:
"Yang Lu Chan é a pessoa mais importante na filogenia do Tai Chi Chuan. A estória de Yang Lu Chan aprendendo Tai Chi Chuan é muito famosa na China. Então, quando era contador na loja de medicina herbal da família Chen em sua cidade natal, no Condado de Yong Nian, Província He Bei. Depois, ele teria sido enviado a Chen Jia Gou, Condado de Wen Xian, Província Henan, cidade natal da família Chen, por seu brilhantismo, trabalho duro e honestidade. Chen Chang Xing estava ensinando Tai Chi Chuan em Chen Jia Gou, e Yang Lu Chan desejava muito aprender Tai Chi Chuan de Chen Chang Xing. Mas ele não podia realizar seu sonho por causa das severas restrições familiares. Então Yang Lu Chan começou a aprender Tai Chi Chuan por conta própria, espionando e ouvindo cuidadosamente enquanto Chen Chang Xing estava ensinando seus estudantes, então praticando e exercitando sozinho secretamente. Pouco a pouco suas habilidades melhoraram até uma certa extensão.
Uma noite alguns anos depois, o segredo foi descoberto por Chen Chang Xing quando Quang Lu Chan estava praticando Tai Chi Chuan. De acordo com os tradicionais círculos de Wushu, era uma erro muito temido e um tabu aprender kung fu do outros secretamente. E o aprendiz deveria ter abolido de seu corpo o kung fu se tivesse sorte, sendo morto se tivesse azar. Mas Chen Chang Xing não fez isso, porque era bondoso e, inspirado pela honestidade e diligêngia de Yang Lu Chan. Então, o aceitou como seu estudante. Desde então, Yan Lu Chan seguiu Chen Chang Xing e aprendeu seriamente Tai Chi Chuan por 18 anos, e finalmente entendeu a essência do Tai Chi Chuan."
E isto:
Jeong Him, onde podemos ler:
"Desde a chegada deles em King Mui, os dois conheceram Chan Heung, o instrutor chefe de kung fu ali. Jeong Kwan explicou a situação para eles mas se confrontaram com o infeliz fato de que, aqueles sem o sobrenome Chan não eram permitidos residir no vilarejo deles e aprender seu kung fu. Mas Jeong Kwan pleiteou até Chan Heung inventar um plano. Ele poderia cuidar dos garotos, mas apenas como uma babá. No entanto, o jovem Jeong Yim não tinha permissão de aprender o kung fu do vilarejo. Um acordo que foi feito em 1836, Jeong Kwan deixou seu jovem sobrinho com Chan Heung.
Durante suas tarefas diárias, o jovem Jeong Yim observava os estudantes praticarem o kung fu. Desde que ele já era talentoso aos 12 anos, foi capaz de aprender o Choy Lee Fut de Chan Heung muito rápido. Naquele tempo, Choy Lee Fut era baseado nos estilos ensinado pelo Monge Choy Fook, e Lee Yau San. Jeong Yim já era familiar com o sistema Lee Ga, que ironicamente partilhava o mesmo Shifu. Então durante a noite, enquanto todos dormiam, Jeong Yum praticava seu kung fu roubado até que foi capturado no ato por Chan Heung."
Vê alguma similaridade? Eu poderia continuar com diversos estilos diferentes que clamam ter esta estória como parte de sua "história", mas isto seria divagar muito fora do assunto. Irei salvar para outro dia. Por enquanto irei apenas dizer rapidamente que esta estória é tão disseminada que possivelmente se original em alguma novela de Wu Xiao na China. É possível, suponha, que alguma dessas artes esteja contando uma estória autêntica, e que todas as outras que a usam tenham roubado sua história, mas eu sinceramente duvido.
Outro problema ocorre quando começamos a pesquisar as artes marciais do sul da China, cuja mais pesquisa naturalmente se encaminharia, sendo que ultimamente estava tentando escrever sobre a história do Hung Gar.
Se você viajar para a província de Fujian na China, e visitar diversas cidade, irá descobrir diversos sítios que clama ser o Templo Shaolin do sul. Colocado simplesmente - não existe qualquer rastro de evidência que tal templo tenha sequer existido. Existe alegações em cima de alegações, mas as referências mais antigas sobre o Templo Shaolin do sul são achadas no manual de adesão do século 19 chamado Segredos do Boxe Shaolin, que é uma referência para muitos desses mitos, e as pessoas parecem, por décadas e décadas, tratar isso como um fato. Até hoje, as alegações desta única fonte são tratadas como fato! O termo "de acordo com a tradição" é usado para apagar a necessidade por uma real pesquisa. Este livro era um pouco mais que uma tentativa das sociedades secretas em "juntar" os diversos mitos que cercavam as Artes Marciais Chinesas. O manual fez de Bodidharma o fundador do Chan (Zen), apesar desta doutrina estar bem estabelecida no tempo dito que Bodidharma residiu no Templo Shaolin. Esta colcha de retalhos pegou estórias sem fundamentos, e apresentou todas como um fato. Também providenciou a oportunidade para a sociedade Hung Mun alegar ter sido fundada por algum monge renegado de um templo que não existiu. Isto permitiu que recrutassem através da promoção de um sentimento anti Qing pelo país. Tang Hao e Xu Jedong expuseram todas essas fantasias em meados de 1930, e Stanley Henning trouxe de volta o assunto no final dos anos 80 e começo dos 90, mas a corrente principal da comunidade de artes marciais se agarram nesta fabricação como se sua inteira existência dependesse disso. O pobre Seen Sim See é dito ter sido o sobrevivente da destruição no Templo Shaolin do norte. Algumas vezes ele é um dos cinco ancestrais que sobreviveram ao Templo Shaolin do sul. Para amenizar essa discrepância, muitos "historiadores" de artes marciais clamam que ele sobreviveu a destruição no norte e fugiu para o do sul, apenas para sobreviver à destruição ali também! Isso que é falta de sorte! E sempre que se menciona os Cinco Ancestrais, deve saber claramente qual versão da estória está falando - a Hung Mun ou a do Hung Gar. Apesar de ambas supostamente serem a mesma coisa, os sistemas de kung fu do sul clamam uma versão diferente do que as Tríades. Se alguém for dar uma olhadinha no que estava acontecendo na China naquele tempo, se torna claro que a Sociedade do Céu e da Terra estava nutrindo um sentimento anti Qing para recrutar membros. Parece que inventar uma história era tão popular quanto hoje.
Também existe um mito de longa data baseado nos dizeres chineses "Bei Tui, Nan Quan", que é, em português, "Pernas do Norte, Punhos do Sul". A linha geral disto é que as áreas do norte da China são vastas planícies ou montanhas. Assim, as pessoas viajavam basicamente em cavalos, então teriam desenvolvido fortes pernas. No sul, a estória continua, as ruelas eram pequenas, e lotadas, e existiam mais pântanoso, então as pessoas viajavam por barcos ou a pé.
Uma idéia mais plausível foi proposta em 1998 por Stanley Henning de que o combate mão a mão dos militares deveriam ser ponte curta (combate próximo), ou boxe curto, em oposição aos mais floridos e bonitos boxe longos das regiões do norte. Em adição a esta visão estão os fatos do recrutamento militar nas regiões do sul devido as repetidas invasões pelos piratas japoneses. Quando este fato é levado em consideração, é possível ver claramente que as densamente povoadas cidades do sul, sendo assediadas pelos piratas japoneses, e a população local sendo recrutada para o serviço militar = boxe de ponte curta no sul. No combate real, especialmente em circunstâncias que os militares se encontravam em situações de combate corpo a corpo, os extravagantes chutes altos (que os artistas marciais adoram realizar mas silenciosamente admitem serem inúteis em uma luta) não são vistos. Pode-se ver como os estilos sulistas de Artes Marciais Chinesas tiveram um desenvolvimento seguindo uma linha diferente, e desenvolveram uma mentalidade diferente do que os floridos boxe longos do norte. Não é realmente tão complicado.
Então como as técnicas militares se tornaram os elaborados sistema de kung fu que vemos hoje? Que tal sobre aqueles técnicas que mostram claramente não ter propósito marcial qualquer? Mito e imbecilidade rastejam em uma mistura aqui, e nós acabamos com uma linha estúpida sobre o qual não sabemos mais qual o sentido porque alguém morreu e nunca disse ao seu mais confiável discípulo. Então nos dizem que devemos precisamos realizar uma tonelada de estudos profundos sobre a aplicação. Apenas raramente a verdade virá a tona. A crua verdade é que essas técnicas que não fazem sentido algum foram colocadas para deixar as formas mais interessantes para performances nas ruas ou na Ópera Chinesa. Antigamente na China, um artista marcial tinha apenas algumas opções com relação a empregos. Basicamente, você poderia ir para algum exército, trabalhar em segurança privada, ou trabalhar como artista de rua. Apenas mais tarde as escolas de artes marciais públicas se tornaram uma opção.
O Hung Gar possui uma falsa história, e uma real. É apenas que a história real não é tão excitante quanto a falsa. As pessoas da região do sul da China praticavam um tipo de boxe de ponte curta que se tornou conhecido como Hung Gar. Não é uma arte marcial menos brutal pela fabricação desta história. Parece que as artes marciais tem um problema real com a verdade de qualquer forma - veja quantas mentiras na história do Taekwondo! 4.000 anos de história que nada! Então parece que, reconfortantemente, o Hung Gar não está sozinho. Todos os sistemas de Shaolin do sul enfrentam o mesmo dilema.
Eu tinha cerca de cinquenta páginas escritas sobre a história das Artes Marciais Chinesas e da China quando eu comecei a realmente pensar sobre o mito de Bodidharma, e como eu li algumas explicações que desacreditavam o mito inteiro. Comecei a fazer pesquisas mais profundas de recursos mais confiáveis (ex. não de artes marciais) e descobri toneladas de informações.
Aqui estão algumas das referências para leituras mais aprofundadas neste assunto. Se sentir a necessidade de lançar pedras online em mim, por favor seja esperto o suficiente e leia as informações nas referências primeiro. Não sou o único aqui fora proclamando a verdade.
Ou vá ao Google Scholar, ou Jstor. Toda vez que for até um website de uma escola de artes marciais regular, ele estão te vendendo alguma coisa.
Referências:
- The Chinese Martial Arts in Historical Perspective, S. Henning (Dec. 1981)
- On Politically Correct Treatment of Myths in the Chinese Martial Arts, S. Henning (1995)
- Shaolin-Wudang Research, Tang Hao (1930)
- Chinese Martial Arts Training Manuals A Historical Survey, B. Kennedy and E. Guo (2005)
- The Riddle of the Southern Shaolin, C. Toepker
- Damo: Conspiracyof Ignorance, C. Toepker
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