Isso é parte do artigo de Brian Kennedy e Elizabeth Guo na revista "Classical Fighting Arts" sobre as quatro fases historicas das Artes Marciais Chinesas.
Disponibilizado por Marko em seu blog www.kuoshubr.blogspot.com
As Artes Marciais Chinesas em existência hoje são a consequência de quatro fases; todas as quais ocorreram nos ultimos 100 anos. As quatro fases são:
1. A fase original das Artes Marciais Chinesas de aldeia militar
2. A fase da Associação Jing Wu
3. A fase do Kuoshu Nacional
4. A fase do Wushu da China Comunista
Cada fase trouxe algo novo ao desenvolvimento das Artes Marciais Chinesas.
Até por volta de 1900 as Artes Marciais Chinesas eram conduzidas nas forças armadas por membros na ativa ou em aldeias rurais onde as Artes Marciais eram praticadas como recreação para criancas ou por adultos que estavam envolvidos na defesa da aldeia como parte das milícias. Em termos mais simples, se você era um adulto treinando artes marciais, você estava se preparando para lutar como parte de alguma forma militar organizada. Treino nas artes marciais não era um hobby para adultos, recreação ou passatempo, era uma habilidade. Treino nas artes marciais no senso da milicia de aldeia militar pôs grande ênfase no treino de armas. A maioria do tempo era usado para treino em formações com lanças (Qiang), bastões (Gun), facões (Dao) e escudos (Pai). Taolu de mãos e treinos solo, que eram longos e complicados, eram uma pequeníssima parte do treino. Também, treino era à "porta fechada", isso quer dizer que uma pessoa estranha (que não era da aldeia) não chegava lá com seu talão de cheques e dizia para um instrutor militar ou da milícia de uma aldeia: "Eu quero aprender a sua arte marcial, ensine-me, aqui está o meu dinheiro" - Não era assim que a coisa funcionava.
A primeira escola de artes marciais pública, onde uma pessoa podia basicamente entrar pela porta pagar a mensalidade e se increver, foi a Associacao Jing Wu que abriu as portas em 1909 e começou uma era nova no treino das Artes Marciais Chinesas. A época que a Jing Wu foi a mais bem sucedida, foi de 1920 a 1925.
A ideia da Jing Wu de instrução ao público foi expandida no fim dos anos 1920 e início dos anos 1930 pelo Projeto de Kuoshu patrocinado pelo governo. O Projeto Nacional de Kuoshu levou a idéia da Jing Wu um passo adiante. a Jing Wu fez as Artes Marciais Chinesas acessíveis ao público, o Projeto Nacional de Kuoshu queria fazer as Artes Marciais Chinesas amplamente acessiveis e criar um programa de Artes Marciais Chinesas padronizado que seria, em algum senso, uma ferramenta das posições políticas e ideais do governo (Nacionalista). A Jing Wu era privada, o programa de Kuoshu Nacional era do parte do governo. A Jing Wu era basicamente um projeto das cidades litorâneas com um numero limitado de ramos (academias), o programa Nacional de Kuoshu foi previsto para ser por toda a nação, com ramos em todas as escolas públicas na China. A "época de ouro" do programa Nacional de Kuoshu foi de 1928 até 1937.
Depois que a poeira (e sangue) se amenizou da Guerra Civil Chinesa e a República Popular da China saiu vitoriosa, aquele governo (RPC) quis continuar o programa Nacional de Kuoshu do governo Republicano. O governo Comunista começou a trabalhar em um programa de Wushu Nacional. Quando as pessoas ocidentais falam de "wushu" normalmente estao se referindo a esse projeto (Guan Ban Wushu). O que o projeto de Wushu Nacional quis criar foi rotinas muito mais exigentes fisicamente que envolviam muito mais movimentos de ginástica e converter as Artes Marciais Chinesas para um esporte competitivo de alto nivel do tipo que é a ginastica olímpica e patinação artística. O programa de Wushu Comunista também fez um esforço grande em remover as aplicações de luta e o aspecto de combate do treino. Essas mudanças aconteceram entre 1959 e 1961 e continuam até hoje. Wushu poderia talvez ser descrito como um tipo de dança folclórica ou ginástica de solo muito exigente, com movimentos derivados dos sistemas de Artes Marciais Chinesas. Que nos traz ao seculo 21.
O lugar da Associação Jing Wu na história das Artes Marciais Chinesas é muito importante, pois marca a transição das Artes Marciais Chinesas de serem trabalho manual associado com o serviço militar, milícias e guarda-costas, a uma forma de recreação cultural. A realidade é que essa mudança teria acontecido com ou sem a existência da Associacao Jing Wu, mas a Jing Wu apareceu, e com seu aparecimento e a existência que teve (e tem), marcou uma grande transição em como as Artes Marciais Chinesas eram praticadas; artes marciais como combate e artes marciais como método de recreação."
por Brian Kennedy
Espero que esse texto ajude o pessoal a entender melhor esses 60 e poucos anos (antes de 1909 até nos anos 1960) das Artes Marciais Chinesas e entendam também o processo que ela passou para chegar onde estamos hoje.
Nem todos seguiram a rota das Artes Marciais Chinesas na China Comunista, vários levaram a rota de Taiwan, Hong Kong, Macau, Singapura etc... onde as Artes Marciais Chinesas não sofreram essas últimas tranformações. Porém isso não quer dizer que elas continuarão assim. Isso vai depender de como tratamos o que temos e como evoluimos o que praticamos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário